Uma parceria entre a Fundação Carlos Chagas e Itaú Social financiará pesquisas aplicadas que proponham soluções eficazes para superação dos desafios dos 6º ao 9º ano. A primeira edição do Edital de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental – Adolescências, Qualidade e Equipe na Escola Pública destinará R$ 3,68 milhões para o financiamento de até 14 projetos, com duração de até dois anos.
As inscrições para submissão dos projetos estarão abertas até 9/12/2018 e os detalhes de como participar, além de mais informações sobre a proposta, estão disponíveis no regulamento do edital.
Explicando a iniciativa
No Brasil 1,7 milhões de estudantes entre o 6º e 9º ano, reprovaram ou abandonaram a escola em 2015, segundo o Portal QEdu.
O objetivo do edital é incentivar, apoiar e propagar investigações que visem genuinamente galgar soluções aos desafios e obstáculos que impedem a melhoria da qualidade das políticas educacionais e o funcionamento cotidiano das escolas. O foco principal é promover a ampliação das oportunidades de aprendizagem de todos os estudantes e atenuar as desigualdades educacionais nos anos finais do ensino fundamental.
O edital conta ainda com três modalidades de pesquisa, sendo eles:
1. Compreender melhor o que ocorre nesta etapa;
2. Identificar Iniciativas promissoras que já são realizadas;
3. Fortalecer novas propostas em fase de desenho e de implementação.
Podem se inscrever somente pesquisadores doutores que também coordenarão o projeto e é obrigatória a parceria com escolas públicas, redes de ensino ou organizações civis que atuem na educação, como informa o vídeo abaixo:
Com informações da Fundação Carlos Chagas.